Artigo: Nestor De Almeida É Entrevistado Pela Revista. “Divulga Escritor”” “
ENTREVISTA PARA REVISTA “DIVULGA ESCRITOR””
REPORTE: SHIRLEY CAVALCANTE.
1.Escritor e palestrante Nestor de Almeida, é um prazer ter você conosco no projeto Divulga Escritor, conte-nos em que momento pensou em escrever o seu livro De Menino de Rua a Executivo?
R. É um prazer estar com vocês e poder falar um pouco do meu trabalho. O projeto do meu livro iniciou 20 anos antes. Em determinado momento da minha vida, precisei dar um direcionamento para o meu futuro e para definir o que exatamente deveria fazer, parei por seis dias para um momento de reflexão. Este momento de reflexão foi feito através de um retiro espiritual com objetivo de definir minha vida profissional. Fiquei seis dias em silencio recebendo a orientação profissional e vocacional de um padre beneditino, especialista nesta área. Este padre me orientava 40 minutos por dia e o resto do tempo eu ficava em silencio refletindo o que queria para a minha vida e como deveria agir para realizar meus sonhos. Durante este período de seis dias, projetei o meu futuro profissional e pessoal. Neste projeto, entre outras coisas, estava escrever um livro 20 anos depois com material que ajudasse as pessoas sonhar e realizar seus sonhos, tendo a minha história de vida como pano de fundo.
-Você já foi menino de Rua, este livro ele é uma autobiografia?
R-Sim,fui um menino de rua e este livro conta um pouco da minha trajetória, mas não uma autobiografia. É um livro escrito com objetivo de orientar o leitor a sonhar e encontrar caminhos para realizar os seus sonhos como eu encontrei, apesar das dificuldades. Conseguir sair das ruas, fazer duas faculdades e construir uma solida carreira.
-Como foi a construção da sua obra?
R- Procurei construir uma obra diferente das que já foram escritas. Eu convido o leitor a fazer as malas colocando nas mesmas, todas as coisas boas que ele gostaria de carregar para o resto de sua vida, as que ele tem duvidas se deseja ter para sempre e também as que ele gostaria de se livrar delas. Uma vez com as malas prontas, o leitor e convidado a embarcar em uma locomotiva imaginária com destino ao futuro. Durante a viagem eu vou conversando com o leitor, falando da minha vida, das minhas experiências e também das experiências de outras pessoas. Vou dando dicas de como ele deve agir para alcançar os seus objetivos. De tempo em tempo, convido o leitor a parar em uma estação para tomar um cafezinho e refletir no que já conversamos. Estes momentos de reflexões são para ajudar o leitor definir o que ele deseja continuar transportando em suas malas vindo do seu passado, o que ele deve agregar de novo para construir um futuro melhor e o que ele deseja deixar na estação.
S- Soube que já temos um segundo livro no prelo Conselhos conte-nos um pouco sobre este seu livro, como esta sendo a construção da obra?
R- Nos últimos quatro anos, venho escrevendo um conselho por dias, estes conselhos são publicados em algumas redes sociais entre elas no meu site www.almeida1vencedor.com e minha pagina no Facebook. São pequenos conselhos como este: Seja um propagador de boas noticias! Faça uso de sua inteligência e conhecimentos para elogiar as qualidades das pessoas e espalhar boas noticias por onde você passar. É utopia acreditar que vai conseguir unir as pessoas e construir um ambiente saudável apontando defeitos e propagando más noticias. Selecionei alguns conselhos dos mais de 1.200 já escritos por mim e estou trabalhando os mesmos com textos maiores. Em breve lançarei um novo livro (já tenho material para o terceiro livro, mas isso fica para uma próxima)
-Como podemos comprar o seu livro?
R- Meu livro está a venda nas livrarias Cultura, Sarayva, Curitiba, Livraria da Vila, Loyola,… Nos grandes sites de venda e também pode solicitar autografado nas minhas paginas no facebook ou no meu site
-Nestor, você hoje é palestrante motivacional, desenvolve trabalhos voluntários com crianças de rua, ressocialização de presos, orientação de garotas de programas, recuperação de alcoólatras e drogados, jovens infratores entre outros, como é feito o trabalho com estes públicos, existe alguma periodicidade?
R- A minha prioridade com trabalho voluntario hoje é, falar para crianças em comunidades carentes, em escolas e projetos, e também para adultos que não tem condições de participarem das minhas palestras a não ser através do meu trabalho voluntário. Normalmente eles estão inseridos em alguns projetos.
-Parabéns, você tem tantas atividades e ainda consegue tempo para se dedicar a um trabalho tão bonito, conte-nos quais os principais objetivos do escritor/palestrante Nestor de Almeida?
R- Ajudar as pessoas a sonharem e mostrar os caminhos para que elas possam realizar seus sonhos. Tenho isso está acontecendo através das minhas palestras nos Congressos, Empresas, Universidade, projetos, programas de Radio, TV. E dos meus escritos.
-Quais os seus principais hobbies?
R- Tenho o habito de escrever todos os dias, gosto de fazer longas caminhas (muitas idéias surgem durante essas caminhadas) Sair para jantar com os amigos e tomar um bom vinho. Ler, curtir a natureza (aqui em São Paulo faço isso no Parque Ibirapuera) tocar violão e cantar.
-De que forma divulgas o teu trabalho? (podes colocar os principais links de onde o seu trabalho esta sendo divulgado)
R- Divulgo o meu trabalho no meu site www.almeida1vencedor.com na pagina do face facebook.com/nestor.dealmeida1 Criei uma pagina no face só para divulgar meus texto com o titulo: Livro De Menino De RUA A Executivo Meus trabalhos são divulgados também, em Jornais, Revistas. Os conselhos são muitos usados por Radialistas entre outros.
– Quais as melhorias que você citaria para o mercado literário no Brasil?
R- Temos que fazer um trabalho Junto às escolas. Acho que cada escritor precisa ir às escolas conversa com os alunos e professores. Temos que fazer com que o livro chegue até os pequenos leitores. Quando uma criança com 12 anos começa a gostar de ler, ela vai continuar gostando de ler nos próximos 60 ou 70 anos. Esta criança acaba incentivando outras crianças a lerem também. Aluno não pode ler um livro por obrigação porque tem que apresentar um trabalho, mas, por gostar de ler. Fiquei muito feliz quando recebi uma ligação de um menino de 13 anos, ele dizia que havia lido meu livro de menino de rua a executivo e tinha pedido para uma de suas professoras que gostaria de contar o que aprendeu com o livro para seus amiguinhos de classe. Para fazer isso precisaria usar parte da aula da professora. A professora o deixou fazer a apresentação. Por este motivo, ele gostaria de ter meu autografo no livro para mostrar para os amiguinhos.
-Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista, agradecemos sua participação, muito bom conhecer melhor o Escritor Nestor de Almeida, que mensagem você deixa para nossos leitores?
R- Deixo um conselho: Tem gente que esta estagnada na vida pessoal, familiar, profissional por falta de conhecimentos. Deixou a preguiça tomar conta do seu cérebro e por este motivo, não estuda mais, não faz boas leituras. Só fica nas redes sociais ou na frente da TV. Este marasmo está impedindo o cérebro descobrir novos horizontes, perceber novas oportunidades. Mude os seus conhecimentos através de boas leituras! Ninguém será influenciado a mudar de vida por aquilo que não conhece. Muito obrigado por esta oportunidade de partilhar um pouco dos meus sonhos, minha historia e meus conhecimentos com os leitores desta tão importante revista.
Parabéns pelo lindo trabalho que vocês estão fazendo com esta ponte entre os escritores e leitores. Nestor de Almeida “